Alberto Léo
No livro História do Jornalismo Esportivo na TV brasileira, o jornalista Alberto Léo, com mais 40 anos de profissão e falecido em 2016, fez um levantamento inédito e minucioso de todos os grandes eventos e programas de TV do período entre 1950 e 1990, destacando também seus inúmeros e marcantes personagens. Pelas páginas que se seguem, desfilam figuras emblemáticas da imprensa esportiva, tais como Oduvaldo Cozzi, Ary Barroso, Geraldo José de Almeira, Nelson Rodrigues, João Saldanha, Luiz Mendes, entre muitos outros. E histórias curiosas que vão desde os primeiros passos da pioneira TV Tupi até a Rede Manchete, onde Alberto Léo trabalhou por muitos anos. São relatos e depoimentos deliciosos que retratam um período de ouro da imprensa esportiva na TV e também do esporte nacional e seus grandes ídolos.
Alberto Léo, nasceu no Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 1950. Jornalista, apresentador, narrador e comentarista esportivo, em 36 anos de carreira trabalhou nas TVs Bandeirantes, Manchete e TV Brasil, sendo chefe da editoria de esportes das duas últimas emissoras, além de ser o responsável pela programação esportiva da Rádio Nacional. Cobriu cinco Copas do Mundo (México - 1986, Itália - 1990, EUA -1 994, França - 1998 e Brasil - 2014) e duas Olimpíadas (Seul - 1988 e Barcelona - 1992). Faleceu em 23 de junho de 2016, vítima de um câncer, aos 65 anos de idade.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.