Renan Koerich
Poucos jogadores do futebol brasileiro tiveram uma carreira tão bem administrada como Savio. Desde os seus primeiros tempos no Flamengo, ficava evidente a sua personalidade introspectiva, que o diferenciava dos demais atletas. A disciplina e seriedade também eram características marcantes. Isso tudo, aliado ao seu enorme talento, o fez trilhar uma carreira sólida e de sucesso no competitivo futebol europeu. Este livro mostra exatamente essa trajetória. Do menino tímido, nascido no Espírito Santo, ao craque que soube aproveitar todas as oportunidades que lhe surgiram. Uma história vitoriosa, que serve de exemplo para tantos que almejam vencer no, muitas vezes, traiçoeiro mundo do futebol.
Renan Koerich, jornalista nascido em São José (SC), é repórter no GloboEsporte.com, desde 2012. Passou pelo Diário Catarinense, na área online e impressa, desde o início de 2009, nas editorias Geral e Esporte. Em 2010, realizou a cobertura, sem credencial e com um outro olhar, da Copa do Mundo na África do Sul e, junto com mais dois jornalistas, escreveu o seu primeiro livro - Sem Rumo na Copa, 45 dias de uma aventura na África do Sul, lançado em 2014. Estréia na Maquinária com Savio: dribles certeiros de uma carreira de sucesso.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.