Aldizio Tabosa | Marcelo Rosenthal
Muitos livros já foram escritos sobre o craque Zico. E quando já se imaginava que nada de original pudesse ser produzido sobre o tema, surge a.Z.-d.Z. - O Flamengo e o mundo antes e depois de Zico. Uma obra que se diferencia de todas as outras sobre o ídolo rubro-negro. Os autores situam Zico como um autêntico marco para contar a história do Flamengo e do próprio mundo. A partir daí o leitor vai se deliciar com episódios não só da carreira do jogador, mas também aqueles ocorridos na política, na economia, na cultura e no comportamento de uma maneira geral. Uma verdadeira preciosidade que vai agradar a torcedores de todos os clubes.
Aldizio Tabosa, carioca, nascido em 1966, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, apaixonado por futebol, torce pelo Flamengo e coleciona de artigos do clube desde 1978". Publicou, pela Maquinária, a.Z. - d.Z. - O Flamengo e o Mundo antes e depois de Zico, em parceria com Marcelo Rosenthal.
Marcelo Rosenthal é servidor público, professor e autor de livros de língua portuguesa para concursos públicos. Apaixonado por esportes, enxerga o futebol como um elemento inserido na cultura, na política e na história. Publicou, pela Maquinária, a.Z. - d.Z. - O Flamengo e o Mundo antes e depois de Zico, Em parceria com Aldizio Tabosa.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.