Arturo Vaz | Celso Júnior | Paschoal Ambrósio Filho
Com o lançamento de “100 anos de bola, raça e paixão”, o torcedor rubro-negro tem em mãos o mais completo documento já publicado sobre o futebol do Flamengo. Nessa edição comemorativa, como diz o escritor rubro-negro Ruy Castro no texto de quarta capa, os autores Paschoal Ambrósio Filho (autor também dos livros Pentatri e 6 x Mengão), Arturo Vaz e Celso Júnior “vão aos documentos e tiram tudo a limpo”. Ou seja, reúnem, numa só obra, toda a trajetória de vitórias do Flamengo nos gramados do mundo inteiro. Nos capítulos, divididos em décadas, o leitor se deliciará com o trabalho minucioso e detalhado executado pelos autores. Nada escapou e o resultado é um banho de informações. Além disso, trata-se de um livro luxuoso (todo colorido e em papel couchet) e rico em imagens: são mais de uma centena de fotos, desenhos com reproduções de gols históricos e símbolos do clube mais querido do Brasil. De quebra, o livro ainda traz a lista dos cem maiores ídolos e cem maiores jogos nesse primeiro século de glórias.
Arturo de Oliveira Vaz Vaqueiro, médico ginecologista e obstetra, sócio emérito do C.R. Flamengo, pesquisador oficial do clube e um dos responsáveis pelo site www.flaestatistica.com. Há 36 anos, realiza trabalho de pesquisa para manter viva a história do Flamengo.
Celso da Silva Costa Júnior, nasceu no Rio de Janeiro, em São Cristóvão.É analista de sistemas graduado. Coleciona e pesquisa material sobre futebol desde os doze anos. Possui um grande acervo de livros, revistas, jornais, CDs, DVDs etc sobre o C.R. Flamengo e o futebol em geral. É o idealizador do site www.flaestatistica.com.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.