Paschoal Ambrósio Filho
No livro 6 X Mengão, da Maquinária Editora, o jornalista Paschoal Ambrósio Filho, mesmo autor do Pentatri, convida o leitor para uma empolgante viagem pelos seis títulos brasileiros conquistados pelo Flamengo. Desde a conquista de 1980, passando por 1982, 1983, 1987, 1992 e, especialmente, 2009, que sacramentou o Hexa, o livro conta todos os detalhes dessa façanha rubro-negra. Contendo depoimentos inéditos de Zico, Júnior, Rondinelli, Raul, Ronaldo Angelim e Andrade, além de 42 fotos e as fichas dos 155 jogos disputados, é uma obra essencial para todos os rubro-negros.
Paschoal Ambrósio Filho é o autor de Pentatri, a história dos cinco tricampeonatos cariocas do Flamengo e de 6 x Mengão. Jornalista há 32 anos, passou por diversos jornais diários e pelas TVs Bandeirantes, SBT e Manchete. Foi um dos fundadores do canal Sportv, da Globosat, onde por muitos anos exerceu a função de Gerente de Eventos. Atualmente, além de diretor da Maquinária, é coordenador do canal PFC, também da Globosat.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.