Rodrigo Taves
Em 45 anos de locução esportiva, José Carlos Araújo transmitiu mais de três mil jogos e narrou, pelo menos, o dobro de gols. Em "Paixão pelo Rádio - do milésimo de Pelé ao milésimo de Romário, a trajetória de José Carlos Araújo, o eterno Garotinho", o jornalista Rodrigo Taves esmiuça a carreira de um dos mais consagrados locutores do país.
O leitor vai se deliciar com os inúmeros causos vividos por Zé Carlos e seus companheiros de jornada; vai conhecer os bastidores de uma época áurea do rádio esportivo, quando ele conseguiu impor-se graças a um talento nato – explorado com disciplina férrea – para descrever jogos de futebol; e vai descobrir como o narrador desenvolveu o dom de captar a linguagem das ruas e levá-las para as suas transmissões – o seu grande diferencial que o mantém, perto de completar 70 anos, com uma incrível jovialidade.
É um livro indispensável para estudantes e profissionais da área de comunicação. E também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a magia do rádio e do futebol, cujas histórias acabam, inevitavelmente, por se entrelaçar. É uma reportagem biográfica com o tempero das transmissões de José Carlos Araújo. Começou, não parou mais de ler.
O jornalista Rodrigo Taves é autor do livro Paixão pelo Rádio, que conta a trajetória do locutor esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho. Jornalista de grande experiência, Taves trabalha há 20 anos no jornal O Globo. Torcedor do Vasco e ouvinte das transmissão de Garotinho desde a década de 1970, considera seu livro uma homenagem ao narrador que está completando 45 anos de profissão.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.