home ›› Autores

Autores

Auriel de Almeida

 Auriel de Almeida

Nascido em Niterói, Auriel de Almeida é museólogo e designer, já tendo trabalhado no jornal Lance!. Apaixonado pelos campeonatos antigos, seus clubes, escudos e uniformes, dedica-se à pesquisa desde os tempos de universitário, e tornou-se colaborador da RSSSF Brasil em 2008. Em 2011 deu início à carreira de escritor, tendo outros dois livros publicados. Pela Maquinária lançou o livro Camisas do Futebol Carioca.

Aldizio Tabosa

Aldizio Tabosa

Aldizio Tabosa, carioca, nascido em 1966, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, apaixonado por futebol, torce pelo Flamengo e coleciona de artigos do clube desde 1978". Publicou, pela Maquinária, a.Z. - d.Z. - O Flamengo e o Mundo antes e depois de Zico, em parceria com Marcelo Rosenthal.

Álvaro Melo Filho

Álvaro Melo Filho

Álvaro Melo Filho é diretor e professor de direito da Universidade Federal do Ceará, membro da FIFA, da International Sport Law Association, consultor da ONU na área de Direito Desportivo e autor de 50 livros jurídicos, sendo que 25 na área de Direito Desportivo. Pela Maquinária lançou Nova Lei Pelé - Avanços e Impactos.

Anderson Olivieri

Anderson Olivieri

Anderson Olivieri nasceu em Brasília, em dezembro de 1983, dois dias antes de o Cruzeiro golear o arquirrival por 4 a 1. Além de pé-quente, é advogado, graduando em Jornalismo e escritor. Em 2011, escreveu seu primeiro livro, o Anos 90: Um campeão chamado Cruzeiro. Pela Maquinária lançou 20 Jogos Eternos do Cruzeiro. Escreve, aos domingos, no Jornal de Brasília, a coluna “Gol de Letra” e, diariamente, no Blog do Olivieri.

André Lacerda

André Lacerda

André Lacerda nasceu em 1980, em Sorocaba(SP). Autor de A África em Copas do Mundo, é radialista e publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo. Foi o responsável pela coluna de futebol argentino do site trivela.com entre 2003 e 2009, integrou a equipe esportiva da rádio Cacique AM, de Sorocaba, em 2008, e colaborou para várias publicações sobre futebol. De fevereiro a abril de 2010, trabalhou no site jogadoresdobrasil.com.

André Luiz Pereira da Silva

André Luiz Pereira da Silva

André Luiz Pereira da Silva, 47 anos, é jornalista e designer. Nascido pernambucano, criado corinthiano. Atualmente é diretor de arte da revista Caras e trabalhou em outras publicações: Placar, Exame, Guia Rural etc. Fez o projeto gráfico dos livros esportivos Brasil Penta (2002) e da trilogia Histórias dos Jogos Olímpicos (Citivs, Altivs, Fortivs) (2004) e de O Brasil nos Jogos Pan-Americanos (2007).

André Rocha

André Rocha

Aos 10 anos, o carioca André Rocha decorava escalações de times, desenhava esquemas táticos nas últimas páginas dos cadernos escolares e narrava partidas imaginárias no chuveiro. Vinte e três anos depois, comentou partidas na TV antes mesmo de pensar seriamente em ser jornalista. Administra o blog Olho Tático no Globoesporte.com desde 2010. Foi colaborador de Mauro Beting e Lédio Carmona, em seus blogs e livros. Co-autor de 1981, pela Maquinária.

Antonio Marcos Abrahão Junior

Antonio Marcos Abrahão Junior

Antonio Marcos Abrahão Junior, 34 anos, é pós-graduado em Gestão Empresarial, atuando no setor financeiro. Corinthiano desde o nascimento, é apaixonado por esportes e, principalmente, pelo Sport Club Corinthians Paulista.

Arnaldo Ribeiro

Arnaldo Ribeiro

O jornalista Arnaldo Ribeiro, autor de Os dez mais do São Paulo, trabalha na área esportiva desde 1991, no extinto Notícias Populares. Depois, passou quatro anos na Folha de São Paulo, onde foi repórter da Seleção Brasileira, e dois anos no O Estado de São Paulo, participando da cobertura da Copa de 1998, na França. Em 2000, ingressou na Revista Placar, onde, hoje, é Chefe de Redação.

Arthur Muhlenberg

Arthur Muhlenberg

Arthur Muhlenberg é publicitário especializado em marketing político e eleitoral e cineasta. Publica textos sobre o Flamengo desde o ano 2000. Estreou em 2007 o Urublog – o Blog do Torcedor do Flamengo, um dos campeões de acesso do portal globoesporte.com. Arthur é também autor do Manual do Rubro-Negrismo Racional e Hexagerado, editados pela 7Letras. Na Maquinária, seu primeiro livro é "Da Lama ao Tri".

Arturo Vaz

Arturo Vaz

Arturo de Oliveira Vaz Vaqueiro, médico ginecologista e obstetra, sócio emérito do C.R. Flamengo, pesquisador oficial do clube e um dos responsáveis pelo site www.flaestatistica.com. Há 36 anos, realiza trabalho de pesquisa para manter viva a história do Flamengo.

Celso Júnior

Celso Júnior

Celso da Silva Costa Júnior, nasceu no Rio de Janeiro, em São Cristóvão.É analista de sistemas graduado. Coleciona e pesquisa material sobre futebol desde os doze anos. Possui um grande acervo de livros, revistas, jornais, CDs, DVDs etc sobre o C.R. Flamengo e o futebol em geral. É o idealizador do site www.flaestatistica.com.

Celso Unzelte

Celso Unzelte

Celso Unzelte é jornalista com passagem por diversas redações de São Paulo. Atualmente, é um dos integrantes do programa Loucos por futebol, da ESPN Brasil. Conhece como poucos a saga do Timão.`Para a Maquinária, escreveu Os dez mais do Corinthians.

Clara Albuquerque

Clara Albuquerque

Clara Albuquerque é formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Desde 2007, trabalha como jornalista esportiva, com passagens pelo jornal Correio (BA), onde manteve uma coluna aos domingos por quatro anos, pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo e pelo SporTV, como comentarista de futebol. Atualmente, é apresentadora e comentarista da TV Esporte Interativo. É autora do livro A Linha da Bola – Tudo o que as mulheres precisam saber sobre futebol e os homens nunca souberam explicar (2007) e de Os Sem-Copa, editado pela Maquinária.

Cláudio Arreguy

Cláudio Arreguy

Cláudio Arreguy é mineiro de Belo Horizonte e tem 33 anos de jornalismo. Trabalhou no Jornal do Brasil (sucursal Minas e Rio), O Estado de São Paulo e hoje está no Estado de Minas, onde chefia a editoria de Esporte. Foi também editor do site netgol.com e integrante do programa Loucos por futebol, da ESPN Brasil. Cobriu as Copas de 1982, 1986 e 1998. Os dez mais do Cruzeiro é o seu primeiro livro.

Claudio Nogueira

Claudio Nogueira

Claudio Nogueira é um dos mais conceituados repórteres esportivos da imprensa brasileira. Trabalha há 20 anos no jornal O Globo, pelo qual cobriu várias Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. Os dez mais do Vasco da Gama, em parceria com Rodrigo Taves, é o seu primeiro livro pela Maquinária Editora.

Claufe Rodrigues

Claufe Rodrigues

Nascido no Rio de janeiro, Claufe Rodrigues é jornalista, poeta, compositor e produtor cultural. Fez parte do grupo Camaleões (1984) e Ver o verso (1999). Atualmente, trabalha como repórter do programa GloboNews Literatura. "Cachorras" é o seu segundo romance, o primeiro pela Maquinária.

Clovis Martins

Clovis Martins

Clovis Martins formou-se em administração de empresas e, desde muito jovem, é um "rato" de bibliotecas. Pesquisador por excelência, é membro do comitê executivo da International Federation of Football History & Statistics. É consultor de diversas publicações esportivas europeias. Ao lado de Roberto Assaf, escreveu quatro livros, dentre eles História dos Campeonatos Cariocas de Futebol - 1906/2010.

Daniela Niziotek

Daniela Niziotek

Daniela Niziotek formou-se em psicologia na Universidade Mackenzie, em 1997, e fez aperfeiçoamento em psicanálise no Instituto Sedes Sapeientiae, além de pós-graduação em psicoterapia psicanalítica na Universidade de São Paulo. Tem seu consultório na capital paulista desde 2002. Paixão,drogas e rock`n`roll é seu livro de estreia.

Dante Grecco Neto

Dante Grecco Neto

Dante Grecco Neto, jornalista, fez 50 anos no dia de seu embarque para o Japão. É um dos torcedores que aparecem no filme Fiel. Estava no Morumbi na decisão do Paulista de 1977. Também foi ao estádio na final do Brasileiro de 1990. Em 2012, viu de perto o Corinthians ganhar a Libertadores e não podia faltar à decisão do Mundial de Clubes em Yokohama.

Denis Tassitano

Denis Tassitano

Denis Tassitano, um dos autores de Centenário de Gols, é formado pela Universidade Mackenzie em Propaganda e Marketing com extensão em Marketing Esportivo pela Universidade de Nova Iorque. Trabalhou com marketing esportivo em empresas como ISL e Hicks Muse. Atualmente, atua com vendas indiretas no setor de tecnologia da informação.

Eduardo Coelho

Eduardo Coelho

Eduardo Coelho é professor de História, Geografia e Ambientalista. Tem curso de Pós-Graduação em Direito Político (Bennett) e Gestão Ambiental de Bacias Hidrográficas (COPPE/UFRJ). Em 2009, criou o Blog "Cidadão Fluminense", onde analisa a política e os bastidores das Laranjeiras. Concluiu o curso de MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios, onde desenvolveu o trabalho: "Potencialidades Turísticas do Estádio das Laranjeiras". Escreveu pela Maquinária o livro Carioca de 1971.

Eduardo Murta

Eduardo Murta

Eduardo Murta é mineiro de Virgem da Lapa, Vale do Jequitinhonha, onde nasceu em 1963. É um dos editores adjuntos de Esportes do Estado de Minas e tem passagens pelos jornais Diário de Minas, Hoje em Dia, Folha de S.Paulo, além da revista Veja. É é também autor de "Galo - Uma Paixão Centenária" (2007) e dos livros de contos "Tantas Histórias. Pessoas Tantas" e "Minhas Condolências à Senhora Vera", além da biografia "Minha Palavra".

Fábio Matos

Fábio Matos

FÁBIO MATOS nasceu em São Paulo, no último dia de 1983. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, também é autor do livro Dias – A vida do maior jogador do São Paulo nos anos 1960 (Pontes Editores/2007), biografia do ex-craque tricolor Roberto Dias. Começou a carreira como estagiário da GazetaEsportiva.Net e trabalhou na redação da ESPN Brasil durante quatro anos, entre 2007 e 2011. Esteve na China participando da cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, pelo site da ESPN.

Fernando Monstrinho

Fernando Monstrinho

Fernando Monstrinho é mineiro de Resplendor. Desde cedo mostrou sua vocação para festeiro.

Tornou-se um grande agitador cultural. Ajudou a lançar bandas importantes como Skank e Jota Quest.

Em 2004, recebeu o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Mas não parou. Continua em atividade até hoje, comandando, apesar de todas as limitações, sua empresa de eventos.

Fernando Razzo Galuppo

Fernando Razzo Galuppo

Fernando Razzo Galuppo é jornalista desde 2002. Por dois anos, trabalhou no jornal Agora São Paulo, pelo qual cobriu a Copa do Mundo de 2010. Atualmente, é assessor de comunicação da Sociedade Esportiva Palmeiras. Além de Palmeiras Campeão Mundial 1951, pela Maquinária, é autor de mais dois livros sobre o clube: Alma palestrina e Meu time do coração.

Geneton Moraes Neto

Geneton Moraes Neto

Geneton Moraes Neto tem mais de 30 anos de carreira. É um dos repórteres mais conceituados do país. Tem vários livros editados: Dossiê DrummondDossiê Gabeira, entre outros. Trabalha na Globonews, onde é o responsável pelo programa Dossiê Globonews.  

Gílson Yoshioka

Gílson Yoshioka

Gílson Yoshioka, nasceu em São Paulo/SP, é jornalista e administrador de empresas. Trocando os pés pelas mãos - O futebol e a vida nas crônicas de Tostão, é seu livro de estreia.

Gustavo Roman

Gustavo Roman

Gustavo Roman é de Niterói e sempre foi louco por futebol. Hoje, estuda jornalismo, é o principal comentarista da Rádio Pró-Cultura, além de ser um dos maiores colecionadores de jogos do velho esporte bretão do país e do mundo. Possui dois blogs, sendo que um deles inteiramente dedicado à preservação da memória futebolística. Escreveu Sarriá 82 junto com Renato Zanata Arnos.

João Marcelo Garcez

João Marcelo Garcez

João Marcelo Garcez, 34, é jornalista e publicitário há mais de uma década. Foi roteirista da TV Globo e repórter do Jornal dos Sports. Trabalhou ainda em empresas de comunicação, como a DM9DDB e 24/7id, de Nizan Guanaes, Chairman do Grupo ABC.

Atualmente, trabalha para o Grupo QJ e escreve, há seis anos, o Blog do Torcedor do Fluminense, eleito pelo terceiro ano seguido, em 2012, um dos três melhores do Brasil na categoria esportes (Prêmio Top Blog). Fluzão é Tetra! é o seu quarto livro.

Jorge Nicola

Jorge Nicola

Nascido em 1980 e formado em jornalismo em 2002 pela Faculdade Cásper Líbero, Jorge Nicola passou pelas redações do site Gazeta Esportiva e do jornal Diário de São Paulo, onde trabalha até hoje. No mundo virtual, tem um blog de futebol no Yahoo. Cobriu as últimas duas Copas do Mundo, um Mundial de Clubes da FIFA e seis finais de Libertadores da América. Este é o seu livro de estreia.

Kenny Braga

Kenny Braga

O jornalista Kenny Braga é um dos mais conhecidos do Rio Grande do Sul. Para a Maquinária, escreveu Os dez mais do Internacional. Conhecido pela sua paixão pelo Colorado, Kenny é um dos debatedores do programa Sala de Redação, um dos mais tradicionais da Rádio Gaúcha.

Lúcio Humberto Saretta

Lúcio Humberto Saretta

Lúcio Humberto Saretta é gaúcho de Caxias do Sul. Formado em Comunicação Social, gosta de resgatar, através da escrita, fatos e personagens marcantes do esporte. Crônicas Douradas é o seu segundo livro.

Luiz Claudio Menon

Luiz Claudio Menon

No livro Cesta!, o primeiro sobre basquete da Maquinária Editora, o ex-jogador Luiz Claudio Menon rememora os grandes momentos que viveu como craque da seleção brasileira. Entre outros títulos, Menon foi campeão mundial em 1963 e campeão pan-americano em 1968. Hoje é um conceituado médico endocrinologista, formado pela Escola Paulista de Medicina, em 1970, quando ainda era um atleta em plena atividade. As superações e conquistas de um grande atleta e médico dedicado são uma lição de vida para todos nós.

Maneco Muller

Maneco Muller

Foi um dos jornalistas de maior prestígio de sua geração. Elegante, dentro e fora das redações, criou o personagem Jacinto de Thormes e mudou a cara do colunismo social no país.

Também escreveu crônicas e se enveredou pelo jornalismo esportivo, principalmente pelo futebol, sua grande paixão. Tentou até ser goleiro, mas o jornalismo venceu.

Marcel Pereira

Marcel Pereira

Marcel Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Formado em economia e com pós-graduação em finanças, é um curioso em outras ciências, como história, sociologia, arqueologia e antropologia. Trabalhou em órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas. Foi, por muitos anos, consultor e publicou artigos sobre economia em jornais como O Globo, Gazeta Mercantil e Valor Econômico e em revistas especializadas. A Nação é seu primeiro livro.

Marcelo Ferla

Marcelo Ferla

Marcelo Ferla é jornalista e escreveu, para a Coleção Ídolos Imortais, Os Dez mais do Grêmio. Trabalhou no jornal Zero Hora, na revista Única e colaborou nas revistas Rolling Stone, Criativa, Bizz, Trip e Superinteressante. Atualmente é gerente artístico da Rádio Oi FM, de Porto Alegre.

Marcelo Rosenthal

Marcelo Rosenthal

Marcelo Rosenthal é servidor público, professor e autor de livros de língua portuguesa para concursos públicos. Apaixonado por esportes, enxerga o futebol como um elemento inserido na cultura, na política e na história. Publicou, pela Maquinária, a.Z. - d.Z. - O Flamengo e o Mundo antes e depois de Zico, Em parceria com Aldizio Tabosa.

Marcos Eduardo Neves

Marcos Eduardo Neves

MARCOS EDUARDO NEVES, aos 37 anos, tem livros vendidos no Brasil e no exterior. Mas sentia um vazio, finalmente preenchido agora. Sempre lhe diziam que ele escrevia sobre os mais variados personagens, mas nunca sobre seu time do coração. Pois Marcos Eduardo venceu mais esse desafio. Depois de Anjo ou demônio, Vendedor de sonhos, O Maquinista, Servenco sobrenome Steinberg e Nunca houve um homem como Heleno, finalmente ele escreveu 20 jogos eternos do Flamengo, pela Maquinária.

Marcos Sperli Garcia

Marcos Sperli Garcia

Marcos Sperli Garcia nasceu em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, em 1960. Em 1983, formou-se em medicina - profissão que exerce até hoje -, mas a ligação com o rádio sempre foi uma constante em sua vida. Craques do Microfone é seu primeiro livro.

Mauro Beting

Mauro Beting

O experiente jornalista Mauro Beting escreveu para a Maquinária os livros Os dez mais do Palmeiras e 1981. Tanto na Rede Bandeirantes, quanto no site UOL ou na sua coluna do jornal O Lance, Mauro desfila todo seu conhecimento esportivo. É uma referência quando o assunto é futebol e, particularmente, Palmeiras.

Paschoal Ambrósio Filho

Paschoal Ambrósio Filho

Paschoal Ambrósio Filho é o autor de Pentatri, a história dos cinco tricampeonatos cariocas do Flamengo e de 6 x Mengão. Jornalista há 32 anos, passou por diversos jornais diários e pelas TVs Bandeirantes, SBT e Manchete. Foi um dos fundadores do canal Sportv, da Globosat, onde por muitos anos exerceu a função de Gerente de Eventos. Atualmente, além de diretor da Maquinária, é coordenador do canal PFC, também da Globosat.

Paulo de Paiva Serran

Paulo de Paiva Serran

Paulo de Paiva Serran é escritor, músico e profissional de
comunicação. Tem duas décadas de experiência em televisão
e audiovisual. Lançou em 1994 a coletânea de contos Epifânia
beija o sapo
(Editora Diadorim). Vespúcia do Sul, pela Maquinária
Editora, é o seu primeiro romance.

Paulo Marcelo Sampaio

Paulo Marcelo Sampaio

Paulo Marcelo Sampaio é jornalista e trabalha atualmente como editor-chefe do programa Espaço Aberto da GloboNews. Botafoguense assumido, que cultiva a paixão pelo alvinegro de General Severiano desde os cinco anos de idade, Paulo é também responsável pelo Blog Arquiba Botafogo. No livro Os dez mais do Botafogo ele expressa com autoridade a força de uma seleção de ídolos espetacular.

Pedro Venancio

Pedro Venancio

PEDRO VENANCIO, maranhense, 28 anos, é jornalista formado pela Universidade Federal do Maranhão. Tem passagens por jornais como O Imparcial, Correio Braziliense, Folha de São Paulo, e sites como Trivela e Olheiros.net, além de publicações nas revistas Placar e ESPN. Atualmente, trabalha na redação do GloboEsporte.com, onde escreve no blog “Na base da bola”.

Rafael Casé

Rafael Casé

Rafael Casé é jornalista com larga experiência em televisão. É editor-chefe do programa "Observatório da Imprensa" na TV Brasil. Botafoguense de coração, é autor do livro "21 depois de 21", sobre o título alvinegro em 1989, em parceria com Paulo Marcelo Sampaio. Profissional detalhista e minucioso, conseguiu entrevistas inéditas para escrever "Como esta estrela veio parar no meu peito", seu primeiro livro editado pela Maquinária Editora.

Renan Koerich

Renan Koerich

Renan Koerich, jornalista nascido em São José (SC), é repórter no GloboEsporte.com, desde 2012. Passou pelo Diário Catarinense, na área online e impressa, desde o início de 2009, nas editorias Geral e Esporte. Em 2010, realizou a cobertura, sem credencial e com um outro olhar, da Copa do Mundo na África do Sul e, junto com mais dois jornalistas, escreveu o seu primeiro livro - Sem Rumo na Copa, 45 dias de uma aventura na África do Sul, lançado em 2014. Estréia na Maquinária com Savio: dribles certeiros de uma carreira de sucesso.

Renato Zanata Arnos

Renato Zanata Arnos

Renato Zanata Arnos, niteroiense, formado em História, ex-comentarista da TV Esporte Interativo, idealizador do blog "Resenha Tática", parceiro do jornalista Wagner Bordin no blog "Futebol Argentino" no portal Globoesporte.com, conta com vários artigos publicados no blog do jornalista Mauro Cezar Pereira dos canais ESPN. Um dos autores do livro Sarriá 82.

Roberto Assaf

Roberto Assaf

Roberto Assaf é um dos mais conceituados jornalistas esportivos do país. Em 30 anos de carreira, trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação, tais como Jornal do Brasil e SporTV. Atualmente, está no jornal Lance. Assaf tem 14 livros publicados e é também professor de jornalismo da Faculdade Hélio Alonso (RJ). Pela Maquinária lançou História dos Campeonatos Cariocas de Futebol - 1906/2010.

Roberto Sander

Roberto Sander

Com mais de 20 anos de militância na imprensa esportiva, Roberto Sander é autor de diversas obras sobre futebol e História do Brasil. É idealizador da Coleção Ídolos Imortais e da Coleção Memória de Torcedor. É diretor editorial da Maquinária. "1964 - O verão do golpe" é o seu décimo livro.

Roberto Vieira

Roberto Vieira

Roberto Vieira, médico oftalmologista e escritor pernambucano, em 2006, teve seu conto 'Sándor' escolhido para publicação no caderno Especial de Contos do Estadão. Um ano depois estava colaborando com suas crônicas para o Blog do Juca Kfouri. A partir de suas pesquisas históricas escreveu Pernambuco e a Copa do Mundo, além de O Clássico dos Clássicos–100 anos de História e Reis do Futebol em Pernambuco–Técnicos. Pela Maquinária lançou No blog do Juca Kfouri.

Rodrigo Taves

Rodrigo Taves

O jornalista Rodrigo Taves é autor do livro Paixão pelo Rádio, que conta a trajetória do locutor esportivo José Carlos Araújo, o Garotinho. Jornalista de grande experiência, Taves trabalha há 20 anos no jornal O Globo. Torcedor do Vasco e ouvinte das transmissão de Garotinho desde a década de 1970, considera seu livro uma homenagem ao narrador que está completando 45 anos de profissão.

Thiago Arantes

Thiago Arantes

Formado pela Universidade de Brasília, o jornalista Thiago Arantes mora em São Paulo, desde 2006. Passou pelos grupos Folha e Estado até chegar à ESPN Brasil, em 2010. Pelo site da emissora, cobriu a Copa do Mundo da África do Sul e os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Os dez mais do Santos, décimo primeiro título da Coleção Ídolos Imortais, é o seu primeiro livro.

Thiago De Rose

Thiago De Rose

Thiago De Rose, um dos autores de Centenário de Gols, é formado em administração de empresas e especializado em Gestão Esportiva. Trabalha com esporte desde 2000, iniciando pela Hicks Muse, antiga parceira do Corinthians. Deixou o Timão em 2004 para trabalhar no Esporte Clube Pinheiros mas voltou à velha casa em 2006, onde está desde então trabalhando no Departamento de Futebol do Corinthians.

Estamos no Facebook