06/10/2017
Com o lançamento de Flamengo 1987 - A história definitiva, toda a polêmica em torno do título de campeão brasileiro daquele ano finalmente vai terminar. Com uma pesquisa consistente e minuciosa, Pablo Duarte Cardoso destroça ponto a ponto qualquer argumento que ainda questione a legalidade da conquista do Flamengo, obtida dentro de campo com sangue, suor e lágrimas.
Como diz Juca Kfouri no texto de quarta capa do livro, Pablo se dedicou na prática a provar por a + b que outra versão que não seja essa é capciosa e inconsistente.Testemunha de cada passo que resultou na criação do Clube dos 13, Juca garante: "Qualquer divergência sobre o tema padece de um problema grave: desonestidade intelectual. Que fica ainda mais evidente ao cabo da leitura da impressionante pesquisa feita por Pablo Duarte Cardoso".
Ruy Castro, outro jornalista conceituado, vai na mesma linha: "Poucas vezes a paixão clubística, a desinformação e a má fé foram tão eficientes para corromper a história. O caso da Copa União de 1987 é um exemplo gritante". E emenda: "Pablo Cardoso recompõe os fatos sobre o título legitimamente conquistado pelo Flamengo e a cadeia de expedientes, legais e ilegais, que se formou para esbulhá-lo. A partir de agora, ninguém mais poderá fingir e ignorar o que aconteceu."
Com 308 páginas, 1987 - A história definitiva é mesmo um documento de grande valor histórico que traz uma contribuição inestimável ao futebol brasileiro. Não pode faltar na estante de nenhum torcedor que se importe com a verdade dos fatos.
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.