11/11/2015
Deixar a família e mergulhar em busca de um sonho, um tanto incerto, ainda aos 14 anos. Correr atrás de uma bola, driblar adversários e os percalços da vida. Tudo pela glória. Encarar o Rio de Janeiro, a grandeza do Flamengo e fazer com que uma Nação jogasse junto, ao seu lado. Na Europa, mais especificamente na Espanha, conquistar aquilo que de melhor o futebol pode proporcionar com a camisa do mítico Real Madrid: títulos e reconhecimento – foi campeão três vezes da Liga dos Campeões.
Entretanto, apesar de todo este cenário vitorioso, o livro "Savio – Dribles Certeiros de uma carreira de sucesso" não tem somente como contexto principal as conquistas e momentos esportivos daquele que se transformou ídolo da maior torcida do Brasil, mas também, propositalmente, a narrativa procura retratar a forma como vida profissional do capixaba foi administrada.
Leia a matéria na íntegra:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2015/11/livro-de-savio-com-bastidores-da-carreira-sera-lancado-em-dezembro.html
1987 - A história definitiva, de Pablo Duarte Cardoso, relata e analisa, como nunca antes se fez, o mais controverso Campeonato Brasileiro de todos os tempos. Vai buscar no Estado Novo e no regime militar de 1964-1984, os vícios contra os quais os grandes clubes de futebol se rebelaram em 1987. Conta como, capitaneados pelo Flamengo, São Paulo, Grêmio e Vasco da Gama, os treze maiores clubes do país organizaram por conta própria o campeonato nacional, contra as resistências da CBF, federações estaduais e clubes menores, e como viabilizaram no mercado o primeiro evento esportivo inteiramente custeado por patrocinadores privados no Brasil: a Copa União. Uma aula de marketing esportivo. Explica como e por que o Flamengo e o Sport Recife vieram a bater-se nos tribunais pela posse do título de campeão brasileiro daquele ano e mostra que as ideias por que brigavam os grandes clubes brasileiros, em 1987, permanecem atuais e necessárias. No mais, relata com minúcia e paixão a disputa da Copa União, culminando com a consagração do Flamengo de Zico, Bebeto e Renato Gaúcho, e conta com inédita riqueza de detalhes a disputa do Módulo Amarelo afinal dividido por Sport e Guarani. No trigésimo aniversário da Copa União, era preciso que alguém, finalmente, se dispusesse a contar essa história com a necessária perspectiva legal e esportiva.