home ›› Notícias ›› Craques do Microfone

Notícias

Craques do Microfone

27/10/2015

Craques do Microfone

A primeira emissão radiofônica no Brasil está perto de completar um século. Foi em 7 de setembro de 1922. Era um discurso do presidente Epitácio Pessoa nas comemorações pelo centenário da independência. Na época, o espanto com a novidade foi tão grande que muita gente, ouvindo a voz do presidente misturada a ruídos, pensou tratar-se de um truque.

Mas não era e, a partir de então, o rádio começava uma trajetória que provocaria um impacto na sociedade brasileira até superior ao verificado no advento da televisão trinta anos depois.O futebol também estava surgindo como um fenômeno popular e o casamento entre os dois foi inevitável.

Daí a aparecerem os "craques do microfone" foi um pulo. A capacidade deles, sobretudo nos primórdios do rádio, de criar, de fazer com que os ouvintes fossem transportados para a beira do gramado, era admirável. A prova disso é um depoimento do escritor Luis Fernando Veríssimo que, acostumado a acompanhar o seu Internacional pelo rádio, chegou a se decepcionar um pouco na primeira vez em que foi a um estádio: "Futebol no campo era emocionante, mas não era tanto como no rádio."

Nesse livro, Marcos Sperli mostra exatamente isso. A trajetória dos grandes locutores esportivos do rádio que, durante décadas, emocionaram gerações e gerações de torcedores. Uma verdadeira homenagem a estes profissionais essenciais para a popularização do futebol no Brasil.

Estamos no Facebook